quinta-feira, 28 de abril de 2011

Eu x Acne X Roacutan
Acne, uma doença considerada por quem tem, e um problema estético por quem não tem, afinal, acne só deveriam ser discutida por quem já teve ou profissionais da área, pois quem realmente não entende sobre o problema não deveria discutir, pois são essas mesmas pessoas que inventam a causa do problema, dizendo que acne é falta de sexo, descuido na alimentação ou até falta de banho, pois na maioria das vezes o rosto está oleoso.
Há aqueles também que dizem assim: ‘’Acne é apenas uma fase, dentro de alguns anos, o tempo se encarrega de limpar o teu rosto’’, mas nós que temos, sofremos com o problema pensamos e questionamos: ‘’Uma fase? Até quando? Até o melhor da minha vida passar? Até eu ser um adulto?’’, apesar do ultimo questionamento não ser muito correto (existem pessoas adultas que de vez em quando tem acne), na maioria dos casos as acnes somem na passagem da adolescência para fase adulta.
Quem nunca sofreu de acne? Bem, na verdade, conheço algumas pessoas que tiveram esse privilegio, que tem o rosto bem lisinho, uma pele invejada, chega as vezes ao passar por essas pessoas e me questionava: ‘’Oque elas tem que eu não tenho?’’; ‘’Será que eu não cuido da minha pele direito?’’; ‘’Será minha alimentação?’’ ou ‘’Será problema hormonal?’’, em meio a tantos questionamentos sem respostas, ou melhor, sem respostas concretas, percebi que a acne não é problema com limpeza ou alimentação, pois já usei quase todos os produtos existentes, de todas as marcas desde aqueles bem baratinhos, considerados ‘’santo remédio’’ até aqueles caros considerados de ‘’luxo’’, ou até mesmo aqueles que deixam a duvidar que são no caso os ‘’medicinais’’, que são a base de plantas ou raízes, descartei a possibilidade de ser alimentação, pois fazia meses que não comia chocolate, meses que eu não sabia da existência da manteiga e mesmo assim, as benditas acnes sempre apareciam, pensando nessas possibilidades, fiz exame de sangue pra ver se minha glicose estava alterada, e o resultado inesperado, pensei que estivesse tudo alto, mas na verdade tava ótimo, e como as pessoas que leram meu exame mesmo falaram: ‘’só o filé’’,  então porque eu tinha acne? se meus amigos, colegas, familiares, nunca usaram um produto contra acne, nunca deixaram de comer um chocolate por causa de acne, então ainda nasciam acne? se minha alimentação e higienização são corretas, devido a esses fatores, conclui que acne é um problema hormonal.
Sempre fui de procurar o produto perfeito, como quem um amor pra toda vida, mas o produto perfeito existe, ou melhor, um produto quase perfeito, o nome dele chama-se Roacutan, quando fiquei sabendo da existência desse produto pelo meu irmão (tomou durante 7 meses e obteve bons resultados), confesso que me senti como quem ganha na loteria, pois todo mundo falava assim: ‘’Quando eu tinha espinhas, meu dermatologista me passou Roacutan, eu tomei, e agora olha meu rosto, procura alguma espinha’’ brincava meus amigos ex-usuários de Roacutan. Diante daquela situação, fui ao dermatologista pela primeira vez, confesso que fui com o Roacutan na cabeça, mas infelizmente, percebi que estava precipitado demais, que ainda não era minha hora de tomar Roacutan, a dermatologista me passou uma pomada e o Astro, fiquei feliz demais, pra min aquilo já estava bem perto da cura, bem perto de estar bem longe desse problema, usei durante um certo tempo e não obtive nenhum resultado,  tive outro retorno na dermatologista. Infelizmente não tive como proceder com essa dermatologista, pois ocorreram alguns problemas no meu plano de saúde.
Passou uns dois meses, fui a outro dermatologista, mas dessa vez, como particular, novamente fui com o Roacutan na cabeça, mas infelizmente, tive que fazer o tratamento novamente com o Astro e a pomada, já sabendo que o resultado ia ser negativo, e foi negativo, voltei com dois meses, a dermatologista analisou meu rosto e concluiu me passando uma ‘’bateria’’ de exames, uma lista imensa, mas antes que me iludisse pensando que eu já tomar Roacutan ela disse: ‘’Você só vai tomar se seus exames forem bons’’ ao finalizar essa frase, fiquei com um pouco de medo, mas por um lado fiquei pensando, meus exames nunca deram altos, será que vai ser dessa vez que vai dar alto? Mas no fundo a esperança sempre se mantia acessa. Em uma semana já estava com os exames em mãos, e pra minha alegria, deu  tudo normal, e na semana seguinte tive um retorno, e pra minha maior alegria ela me passou o tão sonhado roacutan, de primeira, confesso que fiquei com medo,  pois fiquei diante de tantos papeis de responsabilidades, recebi tantas recomendações, mas por um lado estava bem positivo com o produto.
Ao tomar o roacutan, meu pai achou para comprar o genérico, pois os preços do Roacutan são muito caro, nisso não vi problema, pois o genérico e o ‘’original’’ são a mesma coisa, mesma dosagem. O que me preocupou foi a imposição que meu pai fez, pois ele achou que a dermatologista estava errada passando uma dosagem muito alta (40mg/dia), eu retruquei e falei que a dosagem varia de acordo com o organismo, mas não teve jeito, tive que obedecê-lo e tive que tomar 20mg/dia, e o pior de tudo, que a dermatologista pensava que eu estava tomando a dosagem que ela tinha pedido, ficava desanimado, pois o meu maior medo era de tomar doses menores, fosse prejudicar o tratamento. Fiquei fazendo isso durante 6 meses, ao término do tratamento, meu rosto estava limpo e com algumas manchas, mas não me deixei levar pelas manchas, pois sabia que existia tratamento desde pomadas até a laser. Tive consulta após o tratamento para ver se estava tudo bem, e estava, tanto é que já estava até tratando as manchas com uma pomada que ela tinha me indicado, fiquei usando a pomada durante uns meses, sempre nascia espinhas, mas nem ligava, pois era bem poucas.
Minha vida tinha melhorado muito, eu tinha poucas machas e as poucas que tinha eu usava maquiagem bem fraca, chega ninguém percebia, minha pele tava linda, recebia só elogios e minha vida afetiva tava em alta, pra min, até agora, foi à melhor fase da minha vida, nunca  tinha nenhuma espinha no meu corpo, me sentia até bonito, atraente, tinha gosto de sair de casa, na verdade, eu quase não parava em casa, pois tava na parte de preparação do vestibular e não sobrava tempo pra ficar em casa, mas eu achava era bom.
Ao passar um ano, entrei para faculdade, e percebi umas coisas estranhas, minhas espinhas estavam voltando de uma forma incrível, não estavam mais controlada como da última vez, tanto é que as pessoas brincavam comigo: ‘’Anda comendo muito chocolate?’’,  algumas mais mal-educadas e com pouco nível de instrução falavam assim: ‘’Anda batendo muita punheta?’’. Confesso que sentia vontade de dar um soco no rosto da pessoa, mas agressão física não me levaria a lugar nenhum, agressão não ia limpar meu rosto e nem tirar a dor que eu tava sentindo por dentro, e como sempre fingia que nem escutava, fingia que aquela situação não era comigo, afinal, geralmente quem fala uma grosserias dessas eram assistentes de computação, cobrador de ônibus, clientes, meus amigos e familiares. 
Sabe aquela vontade de sair, de conversar, de me divertir? Poisé, morreu junto com o tratamento antigo, morreu junto com aquela pele ‘’limpa’’ que era elogiada, meus pais mesmo percebiam que eu estava diferente, estava carregado de coisas negativas, sempre que podiam, eles me arrastavam de casa para um lanche, para algum lugar, eu não aceitava de primeira, só aceitava depois de tanta insistência. A parte mais difícil era mentir para os meus amigos, explicando e inventando motivos pra não sair de casa, acho que eles perceberam e maior parte deles se afastou e maior parte deles pensava que eu não saia de casa, pois tava com outras amizades na faculdade. Mas que nada, eu estava e ainda estou com um espírito morto dentro de min, pois ainda não to saindo de casa, ainda ando espalhando doenças que nunca existiram, castigos que nem se quer existiram na minha infância, quanto mais agora na adolescência.. Meus relacionamentos estão bem fracos, pois não to saindo de casa muito, estou tendo pouco contato com as pessoas, nunca mais conheci ninguém novo, aliás, conheci sim, mas pela internet, usando fotos antigas com meu rosto limpo.
Vendo toda aquela situação, meu pai decidiu me levar novamente ao dermatologista, ou melhor, ao santo dermatologista, pois meu pai e meu irmão fizeram uma propaganda, falando sobre sua graduação, sua pós, tudo fora do país, desiludido, eu tive que acreditar, pois não ia ter outra solução, afinal, depois de tanta coisa, fazer outra experiência não ia ter nenhuma perda, no mesmo dia fomos marcar a consulta.
Após 25 dias (agenda lotada), tive meu dia com outro dermatologista, ou melhor ‘’O dermatologista’’, ele analisou minha pele e me passou uma pomada para ser passada a noite. Como eu já sabia que todo procedimento antes de tomar Roacutan eram passar essas benditas pomadas, me contentei, novamente, já sabia que não iria surtir efeito.
Foram um mês e meio usando a pomada, e um mês e meio de muito sofrimento, pois a pomada ardia, ou melhor, queimava, mal conseguia dormir. Tinha dias que cheguei a dormir 3:00 da manhã, pois parecia que tinham várias formigas mordendo meu rosto,  na esperança de ter uma melhora, não parei com o tratamento, sofri calado, pois se eu falasse para meus pais da pomada, obviamente eles iriam mandar eu parar, coisa que eu não queria. Depois do tempo necessário, marquei a consulta.
Depois de mais de 20 dias esperando a consulta, enfim, chegou. O dermatologista analisou meu rosto, e me passou uma bateria de exames, que logicamente, eu já conhecia, já sabia que estava a caminho do Roacutan. Até pedi para o dermatologista pular os exames, pois não agüentava mais esperar, pois depois dos exames iria ter que esperar mais 20 dias na fila de espera de atendimento, afinal, esse era ‘’O dermatologista’’, mas infelizmente, ele disse que teria que fazer, pois o Roacutan é um remédio forte e nem todas as pessoas podem tomar, mas ele concluiu com uma noticia boa, ou melhor, ótima, disse que iria abrir uma exceção pra min, e que daqui a dois dias era pra min voltar com os exames em mãos (nem acreditei quando escutei).
Depois de dois dias, já estava com os exames em mãos e pra minha felicidade, estava tudo normal, nada alterado. No mesmo dia, fui ao consultório, mostrei os meus exames ele olhou pra min e disse que estava tudo ótimo e que estava a um passo do Roacutan, na mesma hora que ele disse isso, vieram vários sentimentos na minha cabeça, um de alegria, pois sabia que apartir daí iria fazer o tratamento correto e que as minhas espinhas iriam sumir dentro de alguns meses, mas na mesma hora surgiu um sentimento de tristeza, pois já conhecia sintoma por sintoma, apesar de ter tomado doses menores, e sabia também que eu ia ter outros sintomas piores, afinal iria tomar o dobro do que eu tomava antigamente, mas não ficava triste só por isso, o fato de não pegar sol me entristecia um pouco, pois já estava de viagem marcada nas férias, e devido o remédio, não iria ter que pegar sol.
Ao tomar o primeiro comprimido lembrei de cada bullying que sofri durante esses anos, de cada apelido, de cada coisa que perdi, de cada vez que me sentia diferente ao me comparar com meus amigos, pois a maioria deles tem rosto limpo, pensei e refleti sobre tudo, e disse para min uma frase: ‘’Depois da tempestade, sempre vem a bonança’’ .
Sei que daqui pra frente vou sofrer com a piora (efeito inicial do Roacutan), mas sei que vai ser uma piora que vai vim pro bem, espero que dê tudo certo, espero ter meu rosto como era, antes de ter qualquer acne no meu rosto, sei que não está longe, mas a felicidade tem pressa.
Essas 4 páginas foram resumidas, pois oque eu passei, oque eu sofri, não são só 4 páginas, sofro e já sofri muito com essa ‘’fase’’ e creio que existem vários outros que sofrem também, vive uma mentira, se esconde atrás de maquiagem para não chamar muita atenção, atrás de photoshop.. Mas fazer oque? Se as aparências dominam o mundo, e é por elas que as pessoas ganham oque querem, e assim que eu levo a vida, vivendo uma mentira.. mas não será por muito tempo...

2 comentários:

  1. Sei como é isso, as pessoas tem nojo de encostar na minha cara, é horrivel, mas vai melhorar, tanto para mim quanto pra você. gostei do seu texto, realmente, só as pessoas que tem ou já tiveram para poder entender
    Se quiser segue lá http://tratamento-roacutan.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Mas te disseram por que as suas espinhas voltaram? A promessa do tratamento é que não volte nunca mais.

    ResponderExcluir